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sábado, 23 de março de 2013

Cegueira de imagens


      É interessante observar a maneira com que Saramago vai tecendo seu conceito de cegueira em um livro em que todas as personagens (exceto a mulher do médico) estão cegas, o autor ocupa uma página inteira com um relato sobre imagens.
       Não são quaisquer imagens, são descritos quadros que fazem parte do canône das artes. Em determinado ponto do livro, quando todas as personagens já estão de 'quarentena' no manicômio, surge a ideia de cada um contar qual a última imagem que tiveram antes de cegar e um deles afirma que estava em um museu e no momento exato que a cegueira o atingiu estava ele observando UM quadro.
       O fato é que este quadro que ele descreve, não apenas mistura uma série de quadros 'famosos', como parece sugerir uma espécie de premonição dos fatos que estavam para acontecer com estas pessoas depois de cegarem.

Corvos sobre a seara (1890) , Vicent Van Gogh
Trancafiados em um manicômio, parecia que tal qual este quadro, eles estavam em um trilha a qual não sabiam onde os levaria e o céu sobre eles parecia escuro demais, indicando que o 'tempo' poderia piorar a qualquer momento, sentimento reforçado pela presença dos corvos, tidos como aves que indicam mau presságio.


Perro semihundido (1820), de Francisco de Goya

A transformação das personagens em animais, que aos poucos vão deixando-se guiar apenas pelos instintos e que da mesma maneira que o cão da pintura encontram-se 'enterradas' no manicômio em uma situação da qual não podem escapar, parecendo esperar apenas a morte chegar, quer por fome ou outras adversidades. 

A carroça de feno (1821), de John Constable

Contrastando com a situação em que os cegos se encontram a imagem desta pintura representa o avesso de tudo que eles encontrarão em sua passagem pela quarentena,  a calmaria e tranquilidade representadas aqui, são o contrário do que encontrarão lá.
A última ceia (1495-1497) ,de Leonardo da Vinci
Como os discípulos reunidos com Jesus, os cegos e a mulher do médico (salvadora), reunirão-se para comer, não sabendo que há um (vários) traidores entre eles. E que a a partilha do alimento levará a uma grande guerra.

Guernica (), de Pablo Picasso


E vemos o retrato da grande guerra, alguns mutilados ( fisica e psicologicamente), outros transpassados de dor e além um olho que vê (mulher do médico) , o único capaz de enxergar todos esses horrores. 


A alva Madona ( 1510), de Rafael Sanzio


Podemos interpretar aqui, que esta imagem retratada pelo cego representa a mulher de médico, que tomou para si a responsabilidade de cuidar como uma Madona, dos cegos que ali se encontravam.

A parábola dos cegos ( 1568), de Pieter Bruegel


Outra imagem citada ao longo do livro, representa bem a situação vivida pelas personagens do Ensaio sobre a cegueira, uma 'terra  de cegos' uns guiados pelos outros.

     
"Já erámos cegos no momento em que cegamos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos." Mulher de óculos escuros

"Tinham uma luz dentro da cabeça tão forte que os cegara" pg. 240 

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