Páginas

domingo, 10 de março de 2013

Uma visão nossa e de cada dia...


De acordo com o dicionário Aurélio o conceito de cegueira é: s.f. Privação da vista. / Fig. Distúrbio da razão; falta de discernimento: uma estranha cegueira. / Fig. Afeto extremo por alguém. Diante disto podemos utilizar a palavra cegueira para designar algo além de impedimentos ou limitações da visão.
O livro Ensaio sobre a cegueira de José Saramago é uma reflexão profunda e crua da sociedade na qual estamos inseridos, a narrativa trata de uma epidemia de cegueira branca que acomete a população de determinado país. E esta cegueira é de tal modo repentina que deixa surpreendidos os especialistas que em vão tentam buscar uma explicação para o fato.




A cegueira Saramagueana é uma metáfora da cegueira que nos acomete e que não necessariamente precisa afetar as córneas, pois é a cegueira daquele que ‘vendo não enxerga’.
De maneira parecida temos um conceito de visão mais  expandido no documentário Janela da Alma, dos diretores João Jardim e WalterCarvalho, que retrata o tema visão. Somos convidados a pensar a visão não apenas como o sentido que nos proporciona enxergar o mundo, mas como uma das portas de entrada para 'guiar-se' neste mundo. Nossos olhos são apenas mais um dos instrumentos da visão.


 Antoine Saint-Exupéry já dizia em seu Pequeno Príncipe que muitas vezes "Só se vê bem com o coração, as coisas essenciais são invisí­veis para os olhos". Fernando Pessoa através de seu heterônimo Alberto Caeiro nos diz que : "Pensar é estar doente dos olhos". Então precisamos estar atentos e não confiar sempre no que diz o nossos olhos, pois podemos estar cegos, vendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário